O general Pinatel tem o blog Géopolitique — Géostratégie (Geopolítica-Geoestratégia), ele também é o autor de vários livros, em particular dos "Cadernos das guerras e crises" (Carnets de guerres et de crises) que estreou em 2014.
Jean-Bernard Pinatel é adepto de uma aliança entre a Rússia e França, ele fala disso no seu livro lançado em 2014 "Rússia, aliança vital" (Russie, аlliance vitale).
A Sputnik perguntou sobre quem entre líderes mundiais também têm pontos de vista semelhantes.
"Para mim a OTAN é uma organização, que é um produto da Guerra Fria e era apoiada principalmente pelos EUA, por vontade deles, porque a OTAN serve seus interesses. E os interesses dos norte-americanos foram determinados já em meados dos anos 90 por Zbigniew Kazimierz Brzezinski [cientista político, geopolítico e estadista norte-americano]: a qualquer custo prevenir uma aliança entre Europa e Rússia, o que poderia retirar a liderança mundial aos EUA, obtida depois da queda e desmoronamento da União Soviética nos anos 90", disse general.
No entanto, posso dizer que em França há entre políticos de primeiro plano, como Fillon, candidato à presidência, mesmo deputados, como o senhor Mariani e outros, bem como militares, pessoas que partilham a minha opinião. De modo que, hoje na França a discussão está em andamento, mas a opinião geral mudou sim a favor da Rússia <…>", assegura Pinatel.