Eles são conhecidos por sua capacidade de aparecer "de lugar nenhum" perante o inimigo e pela possibilidade de disparar de qualquer posição em qualquer momento do dia ou da noite. Atualmente as VDV (sigla russa das tropas paraquedistas) contêm mais de 35 mil homens. As VDV são também chamados aqui de "boinas azuis" por causa das boinas que fazem parte de seu uniforme.
A outra característica distintiva das tropas paraquedistas russas, do seu caráter militar e da sua virilidade é a camiseta de marinheiro sem mangas com listras azuis e brancas. O comando militar presta grande atenção às VDV. Os "boinas azuis" têm sempre as melhores armas e equipamento mais avançado. Seus oficiais são mais bem pagos, os melhores recrutas contratados são incorporados às tropas paraquedistas.
В Северной столице завтра отметят День воздушно-десантных войск.#ВДВ pic.twitter.com/rocr55zbKA
— Вестник Петербурга (@NovostiSPb) 1 августа 2016 г.
As celebrações e festa popular dos paraquedistas são realizadas no Parque de Gorki segundo dita a tradição. Os paraquedistas participam de apresentações onde eles quebram tijolos com as mãos e participam de combates corpo-a-corpo.
Nenhuma das festas das VDV pode passar sem banhos em fontes. Neste ano, pela primeira vez, tais banhos são oficialmente autorizados e os soldados podem se banhar em fontes no terreno do parque.
Cada ano são distribuídas melancias no parque por ocasião das celebrações a que os paraquedistas assistem, muitos junto com suas famílias.
"Estou certo que nós podemos contar convosco e que vocês vão proteger nossos interesses nacionais e a segurança do nosso país. Desejo-vos o melhor e terem sucesso", declarou o presidente da Rússia felicitando os militares.
Лаишевцы отмечают день ВДВ
— Камская новь (@novayakama) 2 августа 2016 г.
Сергей Шойгу поздравил десантников с профессиональным праздником https://t.co/kxYwbppHSC pic.twitter.com/mGzeTeIMLc