Em 2015, a celebração desta data aconteceu no dia 13 de agosto, mas neste ano o grupo de cientistas resolveu transferi-la para cinco dias mais cedo – para 8 de agosto.
Anualmente, a humanidade gasta um volume de recursos naturais que corresponde a 1.6 planetas. Se a tendência continuar, até 2030 os seres humanos consumirão duas vezes mais do que a natureza lhes oferece.
Para resolver esse problema "é necessário adotar um novo estilo de vida".
Esse é o nosso compromisso com a sustentabilidade e o futuro do planeta. Juntos fazemos a diferença. pic.twitter.com/LUp6oR81X3
— Hotel Porto Zarpa (@portozarpa) 3 августа 2016 г.
"Um novo estilo de vida trará muitas vantagens, mas isso requer muito esforço, explica Mathis Wackernagel", diretor executivo da GFN.
"A boa notícia é que isso é possível graças à tecnologia atual e é conveniente do ponto de vista financeiro, pois os benefícios superam os custos. Isso estimula os setores emergentes como o de energia renovável e ao mesmo tempo reduz os riscos e custos relacionados ao impacto da mudança do clima sobre a infraestrutura deficiente. O único recurso que precisamos é mais vontade política", sublinha.
Felizmente muitos países, de acordo com analistas, estão "assumindo esse desafio". Além disso, as pessoas que não são indiferentes ao que está acontecendo na Terra se juntam à campanha chamada #compromissopeloplaneta para mostrar como elas podem ajudar o planeta na sua vida cotidiana.