"Pela área ser distante da capital Manaus, nós recebemos algumas instruções específicas, que vão ser desencadeadas pelos pelotões de fronteiras no monitoramento da circulação de estrangeiros nas áreas de fronteira. Aqui na cidade de Tabatinga, nós estamos executando pontos de bloqueio ali na região do aeroporto, em um trabalho conjunto com a Polícia Federal, que nos solicitou esse apoio."
Ainda segundo o coronel Nagý, os militares realizam não só o controle terrestre, o Exército também está atuando na fiscalização diária dos rios da Amazônia. No Rio Solimões, por exemplo, a fiscalização acontece em toda embarcação que passa próximo a base Anzol, unidade responsável por impedir a entrada de entorpecentes e mercadorias contrabandeadas ilegalmente no Amazonas.
"Mantemos agora uma tropa do batalhão trabalhando em ambiente inter agências junto com a Polícias Federal, Militar e Civil ali na região das bases Nova Era e Anzol, em um trabalho que vai prosseguir até o final do ano."
Em 2015, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, foram apreendidas uma tonelada de drogas em as ações integradas entre as policias e as forças federais.