Bulgária e Rússia retomam projeto Corrente do Sul

© AFP 2023 / ANDREJ ISAKOVICPartes do South Stream (Corrente do Sul)
Partes do South Stream (Corrente do Sul) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Bulgária e a Rússia podem retomar projetos conjuntos de energia, anteriormente suspensos, incluindo o de construção do gasoduto South Stream (Corrente do Sul), afirmou nesta segunda (8) o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov.

"A Bulgária e a Rússia concordaram em criar grupos de trabalho para retomar projetos russos de energia, incluindo a construção do gasoduto South Stream", disse ministro, citado pela agência Bloomberg.

Em 5 de agosto, o presidente russo Vladimir Putin em uma conversa telefônica com Borisov, discutiram as principais áreas da cooperação bilateral, tendo como primordial, a realização de projetos conjuntos no setor energético.

A workers walks towards an installation at the Blue Stream gas pipeline in Samsun, northern Turkey, 16 November 2005 - Sputnik Brasil
Projeto de gasoduto Corrente Turca pode ser realizado no futuro mais próximo
O objetivo do gasoduto South Stream é fornecer gás natural russo através da Bulgária, Sérvia, Hungria e Eslovênia à Itália e à Áustria, contornando a Ucrânia. Vale lembrar que a Comissão Europeia se opôs à implementação do South Stream, pois o projeto entra em contradição com o terceiro pacote energético da UE, onde proíbe a empresa proprietária do gás de operar o gasoduto. Como consequência, no dia 1 de dezembro de 2014, o presidente Vladimir Putin anunciou que a Rússia renunciaria à execução do projeto.

Porém, em junho, Putin informou que a Rússia não iria abandonar o South Stream e estaria aguardando a decisão da Comissão Europeia sobre o assunto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала