"A Bulgária e a Rússia concordaram em criar grupos de trabalho para retomar projetos russos de energia, incluindo a construção do gasoduto South Stream", disse ministro, citado pela agência Bloomberg.
Em 5 de agosto, o presidente russo Vladimir Putin em uma conversa telefônica com Borisov, discutiram as principais áreas da cooperação bilateral, tendo como primordial, a realização de projetos conjuntos no setor energético.
#Bulgaria y #Rusia intentan retomar el proyecto #SouthStream https://t.co/EUX4dCDuhM pic.twitter.com/N23TOmUiTM
— Sputnik Mundo (@SputnikMundo) 8 августа 2016 г.
O objetivo do gasoduto South Stream é fornecer gás natural russo através da Bulgária, Sérvia, Hungria e Eslovênia à Itália e à Áustria, contornando a Ucrânia. Vale lembrar que a Comissão Europeia se opôs à implementação do South Stream, pois o projeto entra em contradição com o terceiro pacote energético da UE, onde proíbe a empresa proprietária do gás de operar o gasoduto. Como consequência, no dia 1 de dezembro de 2014, o presidente Vladimir Putin anunciou que a Rússia renunciaria à execução do projeto.
Porém, em junho, Putin informou que a Rússia não iria abandonar o South Stream e estaria aguardando a decisão da Comissão Europeia sobre o assunto.