Pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, descobriram que uma abandonada base militar americana, nas geleiras da Groenlândia, pode literalmente ser descongelada devido ao aquecimento global. Se isso acontecer, resíduos radioativos serão despejados no oceano, divulga um artigo da revista Geophysical Research Letters.
O especialista militar, Viktor Baranez, relatou à Sputnik sobre a 'Ice Worm': "O objetivo estratégico dessa base seria atacar à União Soviética. A base contava com números impressionantes: 4.000 quilómetros de túneis, cerca de 600 mísseis balísticos".
"O fato mais importante que devemos saber hoje é <…> que durante o funcionamento [da base] foram produzidas cerca de 200 toneladas de água radioativa, que foram expelidas nos gelos da Groenlândia <…> não pode ser excluída a possibilidade que todos os resíduos radioativos e a água radioativa descongelada podem ser despejados, levando a poluição da Groenlândia. Acredito que a humanidade vai receber uma grande surpresa triste" – concluiu Viktor Baranez.