“Estamos totalmente preparados para ter este diálogo, se as autoridades americanas concordarem em avaliar os possíveis trâmites internacionais para o retornos de nossos cidadãos. Estamos prontos para debater este assunto de forma profissional, honesta e tranquila” – disse Doldov em entrevista ao canal de TV russo Rossiya 24.
Ele destacou, no entanto, que este diálogo só não foi possível até o momento “por culpa das autoridades americanas”.
Yaroshenko foi preso na Libéria, em 2010, por suposto tráfico de cocaína. Ele foi transferido aos EUA e sentenciado a 20 anos de prisão. Autoridades russas vêm repetidamente expressando preocupação com as circunstâncias de sua prisão e com as condições nas quais o cidadão russo está sendo detido.
Viktor Bout foi detido em Bangkok em março 2008, numa operação organizada pela inteligência americana, sendo em seguida extraditado para ser julgado EUA sob fortes violações tanto da legislação tailandesa, como da americana. Bout foi considerado culpado e condenado a 25 anos de prisão pelo crime de vender armas para ditadores e grupos rebeldes nos mais sangrentos conflitos em todo o mundo. A figura de Bout inspirou o personagem de Nicolas Cage no filme O Senhor das Armas, de 2005.