A atmosfera de Vênus não oferece condições propícias para habitação, por ela possuir nuvens tóxicas, temperaturas excessivas e grande pressão atmosférica.
Porém, segundo a publicação da revista científica Geophysical Research Letters, Vênus poderia ter sido habitado por seres humanos, se não tivesse mudado tão drasticamente no decorrer do tempo.
Pesquisadores da NASA transferiram dados topográficos e isotópicos da atmosfera de Vênus para um software climático especial. Isso permitiu descobrir que nos tempos antigos o planeta podia ter tido uma temperatura média de superfície equivalente a 52 graus Fahrenheit e oceanos líquidos com profundidade de 1,700 pés. Mas num certo período, a atividade vulcânica mudou a realidade da superfície do planeta.
"Provavelmente em ambos os planetas [Terra e Vênus], nos oceanos com água líquida, havia rochas e moléculas orgânicas que possibilitavam a evolução química nestes oceanos", revelou à revista New Scientist o co-autor David Grinspoon do Instituto de Ciêncial Planetária no estado norte-americano do Arizona.
Segundo ele, esses fatos são exigências necessárias para a origem da vida.
Os cientistas precisam de mais dados para revelar mais detalhes. Segundo eles, se nós tivéssemos um mundo parecido a Vênus, que girasse devagar em volta do Sol, esse seria um bom lugar para viver, pois as temperaturas seriam iguais as da Terra.
Vale lembrar que a teoria de habitabilidade de Vênus abre novas possibilidades de pesquisa sobre a origem da vida na Terra.