De acordo com a Agência Brasil, os secundaristas iniciaram às 8h uma caminhada pacífica, em frente ao vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), que seguiu até em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, no Ibirapuera, onde foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o esquema de desvio de recursos destinados à merenda escolar.
— UBES (@ubesoficial) 11 августа 2016 г.
Os estudantes vêm há meses reivindicando melhorias na merenda escolar e a investigação da máfia que desvia recursos do lanche no Estado de São Paulo. Além disso, os protestos expunham a tentativa do governo Alckmin de promover uma reorganização escolar às escondidas, violando a liminar que suspendeu esse processo no ano passado após uma luta histórica dos alunos.
A pressão surtiu efeito, e em maio deste ano foi criada uma CPI da Merenda para investigar suspeitas de fraude em contratos firmados por empresas e cooperativas de agricultura familiar com o governo de São Paulo e municípios paulistas, para fornecimento de merenda escolar a todas as escolas estaduais. A comissão pretende apurar também a ação de agentes públicos e políticos no esquema, que já é alvo de investigação pelo Ministério Público, na Operação Alba Branca.