Um grupo de cientistas encabeçado por Valerio Poggiali, da Universidade de Roma, analisou as imagens de Titan capturadas pela Cassini há três anos quando a sonda passou perto da lua.
As imagens mostram que os desfiladeiros apresentam uma superfície muito lisa, provavelmente líquida.
Ainda não está claro o que provocou a formação do sistema de desfiladeiros, mas o autor principal da pesquisa pensa que isso possa ter sido resultado de uma combinação de elevação do terreno e alteração dos níveis do "mar".
"É provável que a combinação destas forças tenha contribuído para formação dos desfiladeiros profundos, mas para já não está claro até que ponto cada um dos fatores esteve envolvido", disse Poggiali.
"O clima da Terra é quente e ela é rochosa, com rios, enquanto Titan é frio e gelado, com rios de metano. Mas é notável encontrarmos características idênticas em ambos os planetas", comunicou um dos atores do projeto Alex Hayes.
Para a compreensão mais profunda dos processos que deram origem à superfície de Titan, os pesquisadores estão analisando os dados obtidos pela Cassini, que investiga Saturno há cerca de duas décadas.