“Graças ao trabalho da equipe do ministério das Emergências, foi impedido o alastramento de incêndios no Parque Nacional Peneda-Gerês”, disse à imprensa um representante do órgão russo. Ele revelou que as ações dos pilotos russos impediram o avanço do incêndio, salvando mais de 40 hectares de florestas. “No total, as aeronaves do ministério das Emergências realizaram 12 despejos de água, que somou 154 toneladas. Os dois Be-200 totalizaram 11 horas de voo”, explicou a assessoria de imprensa do ministério.
As aeronaves Be-200 também estão combatendo incêndios na Ilha da Madeira, onde a situação está mais grave. “Amanhã este trabalho terá continuidade. Mais um Be-200 foi encaminhado para a aérea do incêndio, e uma segunda aeronave continuará o trabalho, assim que passar por uma revisão técnica”, disse o representante da pasta de Emergências.
Ele especificou que um Be-200 continua combatendo os focos de incêndio. A segunda aeronave retornou ao aeroporto, em Leiria, em função de um problema técnico. Os pilotos russos trabalham em condições complexas, pois a fumaça é intensa na região das florestas.
A ajuda ao Portugal no combate aos incêndios está sendo realizada por determinação do governo da Rússia, atendendo um pedido de Lisboa.