Presidente da Sérvia rejeita sanções contra Rússia

© Sputnik / Ruslan Krivobok / Acessar o banco de imagensMarcha em apoio à Sérvia em Moscou
Marcha em apoio à Sérvia em Moscou - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Sérvia não adotará sanções contra a Rússia mesmo que isto lhe seja imposto pela política externa da União Europeia, declarou hoje (16) o presidente sérvio Tomislav Nikolic, durante uma reunião com o vice-presidente dos EUA Joe Biden.

Biden presta uma visita oficial à Sérvia e à auto-proclamada república de Kosovo para debater pautas como das relações bilaterais com os EUA e do cumprimento de acordos no âmbito do diálogo kosovo-sérvio.

O encontro com Tomislav Nikolic aconteceu a portas fechadas e seu conteúdo somente foi divulgado pela assessoria presidencial na noite de hoje.

CHARGE - Sérvia vai se juntar à UE! - Sputnik Brasil
Sérvia e UE – uma novela sem fim
“Não podemos adotar sanções contra a Rússia, caso isto signifique o alinhamento da política externa [sérvia] com a UE. Somo ligados à Rússia e com os EUA, que abrigam grandes comunidades sérvias” – cita o serviço de imprensa do gabinete de Nicoli.

O presidente também destacou que apesar de “não existir uma opção melhor para os cidadãos da Sérvia do que o caminho para a UE”, ele não está disposto a assinar com a auto-proclamada república de Kosovo um documento de caráter intergovernamental.

Um homem passa perto da cartaz com inscrições Rússia e Sérvia, 17 de outubro de 2014 - Sputnik Brasil
Opinião: 'Governo sérvio não pode ser antirrusso'
Biden, por sua vez, teria deixado claro que “os EUA não esperam que a Sérvia faça uma escolha entre eles e a Rússia”, e que apoiam a sua reintegração com a Europa.

Mais cedo, o primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vucic apresentou durante uma sessão da Assembleia Nacional a postura de seu governo com relação à Rússia, deixando claro a intenção de manter laços de cooperação com Moscou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала