Mídia: EUA não confiam mais na Turquia e deslocam armas nucleares para a Romênia

© AFP 2023 / STRBase militar turca de Incirlik
Base militar turca de Incirlik - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA começaram a deslocar munições nucleares da Turquia para a base Devesel na Romênia, informou na quinta-feira (18) o jornal on-line belga EurActiv citando fontes.

"Os EUA começaram a deslocar armas nucleares da Turquia para a Romênia em meio a relações deterioradas entre Washington e Ancara", informou a publicação.

Base aérea de Incirlik - Sputnik Brasil
Conselheiro de Erdogan: Turquia não planeja fechar base de Incirlik
De acordo com a edição, a operação é difícil "tanto em termos técnicos, como políticos". "Não é fácil transportar 20 bombas nucleares", cita uma das fontes do EurActiv.

Na base aérea Incirlik na Turquia, que fica a 100 km da fronteira síria, são deslocados cerca de 50 unidades de armas nucleares táticas desde o período da Guerra Fria. Estes dados não foram confirmados.

Durante tentativa fracassada de golpe de estado na Turquia, na noite de 16 de julho, foi detido um comandante de uma base que tinha relação com o golpe e foram proibidas temporalmente decolagens e aterrissagens de aviões da Força Aérea dos EUA, que seriam realizadas na base anteriormente citada.

Interior do Centro de Estudos Científicos e Técnicos da Aquitânia (CESTA/CEA) dedicado à criação de armas nucleares, Barp, França (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
'Ameaça de uso acidental de armas nucleares ainda é real'
Segundo fonte do EurActiv, despois da tentativa de golpe, as relações entre Turquia e EUA se deterioram de tal forma, que os EUA não querem mais guardar armas nucleares em território turco.

A nova base, para onde foram deslocadas as armas nucleares, fica na Romênia e é um local com escudo antimíssil que provoca indignação da Rússia, destacou a publicação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала