"Não vejo nenhuma confusão nas declarações do vice-presidente Biden. É que os japoneses não gostam de saber isso porque essas declarações sublinham uma vez mais o estado do Japão como protetorado dos EUA <…>. O fato de que as disposições principais da Constituição do Japão foram escritas pela administração de ocupação norte-americana é um segredo conhecido de todos já há muito tempo <…>", disse o especialista em assuntos do Japão e historiador russo Anatoly Koshkin.
"<…> Diz que o povo japonês rejeita para sempre a guerra como direito soberano da nação", disse.
Entretanto, especialistas destacam que os próprios norte-americanos fizeram muito para violar os princípios de desnuclearização.
"Não é um segredo que já há muito tempo que há armas nucleares [no Japão], pelo menos, em Okinawa".
"Ninguém permitirá isso: nem a China, nem a Coreia do Sul, que também tem divergências com o Japão. A Rússia receberá essas tentativas de forma negativa. E os próprios EUA também. Porque isso significaria que o Japão não precisaria mais da sua tutoria e de seguir a linha política dos EUA", afirmou.
É por isso que o Japão presta atenção a todas as declarações norte-americanas e espera sua decisão sobre o destino da possibilidade de vir a possuir suas próprias armas nucleares.