Como interpretar a Constituição do Japão para poder ter armas nucleares?

CC BY-SA 2.0 / 7263255 / IMG 9592Símbolo de risco de radiação (foto de arquivo)
Símbolo de risco de radiação (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
No âmbito da corrida pré-eleitoral, mais um político norte-americano fez uma declaração polémica. Em 15 de agosto, o vice-presidente dos EUA Joe Biden disse numa discussão com o presidenciável Donuld Trump: "Ele não compreende que nós escrevemos a Constituição do Japão para declarar que eles não podem ser uma potência nuclear?"

Navios japoneses perto da ilha Senkaku (Diaoyu) no mar da China Oriental (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Japão instala sistemas de defesa antiaérea para defender ilhas afastadas
A declaração podia ter passado despercebida, mas um portal japonês preparou uma reportagem sobre isso citando especialistas japoneses e norte-americanos e provando que Biden não teve razão. Como é a situação na realidade?

"Não vejo nenhuma confusão nas declarações do vice-presidente Biden. É que os japoneses não gostam de saber isso porque essas declarações sublinham uma vez mais o estado do Japão como protetorado dos EUA <…>. O fato de que as disposições principais da Constituição do Japão foram escritas pela administração de ocupação norte-americana é um segredo conhecido de todos já há muito tempo <…>", disse o especialista em assuntos do Japão e historiador russo Anatoly Koshkin.

© Sputnik / Vitaly PodvitskyCada um vê o que quer ver
Cada um vê o que quer ver - Sputnik Brasil
Cada um vê o que quer ver

Militar japonês aperta a mão a soldados das Forças de Autodefesa do Japão - Sputnik Brasil
Japão não está apenas pronto a se defender, mas também a atacar?
O analista duvida também que a Constituição japonesa permita ao país ter armas nucleares, porque o artigo 9 proíbe não somente armas nucleares, mas armas em geral.

"<…> Diz que o povo japonês rejeita para sempre a guerra como direito soberano da nação", disse.

Entretanto, especialistas destacam que os próprios norte-americanos fizeram muito para violar os princípios de desnuclearização.

"Não é um segredo que já há muito tempo que há armas nucleares [no Japão], pelo menos, em Okinawa".

Imagem artística de uma explosão nuclear - Sputnik Brasil
'Japão segue política contraditória e pode tornar-se potência nuclear'
Ao mesmo tempo, o diretor do Centro de Estudos do Extremo Oriente da Academia de Ciências da Rússia, Valery Kistanov, pensa que o Japão ter armas nucleares próprias é uma utopia.

"Ninguém permitirá isso: nem a China, nem a Coreia do Sul, que também tem divergências com o Japão. A Rússia receberá essas tentativas de forma negativa. E os próprios EUA também. Porque isso significaria que o Japão não precisaria mais da sua tutoria e de seguir a linha política dos EUA", afirmou.

É por isso que o Japão presta atenção a todas as declarações norte-americanas e espera sua decisão sobre o destino da possibilidade de vir a possuir suas próprias armas nucleares.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала