Mais de 180 mil empregos com carteira assinada foram efetivados para quem tem entre 14 e 24 anos de janeiro a junho. O único senão é o salário. Em tempos de crise, as empresas estão cortando gastos, mas como precisam de pessoal oferecem vagas de baixa remuneração para os novos funcionários. Para os especialistas em Recursos Humanos (RH), porém, essa pode ser a porta de entrada para o novo contingente, que pode galgar melhores postos com remuneração mais elevada mais tarde.
No primeiro semestre, só houve abertura de novas vagas para a faixa etária mais jovem, enquanto para os mais velhos o total de demissões supera o de contratações. Mesmo entre 14 e 24 anos, esse contingente ainda tem quase 4,8 milhões de desempregados, de acordo com o Caged. É um cenário difícil para os 11,2% milhões de brasileiros desempregados, mas é sempre uma boa oportunidade para começar.
Segundo vários especialistas, muitos jovens que antes só se dedicavam ao estudo precisaram entrar no mercadode trabalho, muitas vezes para complementar a renda familiar de parentes que foram demitidos. Na opinião de vários gestores de RH, a estratégia para os candidatos é investir em qualificação e em programas de aprendizado. Nesta situação, o estágio pode ser uma alternativa interessante. Com jornadas de trabalho mais leves, o estagiário consegue algum rendimento e tempo livre necessário para aumentar sua qualificação.
"Nosso levantamento mostrou que, no último triênio, a média de crescimento na oferta de novas vagas de estágio cresceu 7% nos segundos semestres. Muitos estudantes que trabalhavam como estagiários se formaram e ingressaram no mercado de trabalho", diz Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios.
Segundo Mavichian, mesmo as vagas de estágio com remunerações maiores não exigem experiência, embora necessitem um bom perfil.
"Os estudantes que participam de iniciativas como trabalho voluntário ou em empresas júniores, além de possuírem cursos de idioma e bons conhecimentos em informática se destacam dos demais, na medida em que esses fatores são um diferencial no currículo."