"A Turquia está tentando transformar a sua ocupação indireta na Síria em uma ocupação direta", disse Khaled Isa. "Exigimos que a Turquia abandone imediatamente o território da Síria e deixe de apoiar grupos terroristas na Síria, caso contrário vamos forçá-los a sair do nosso território".
Outro especialista, Erman Cete, editor do portal informativo Sol Haber, acha que a presença turca na síria é um problema turco tanto na Turquia, como na Síria. A entrada das tropas turcas, segundo acreditam o Partido de União Democrática e as Unidades de Proteção Popular (YPG), viola a soberania do país. Entretanto, existe a opinião que os EUA apresentaram uma série de exigências quanto à repressão dos curdos em troca de ajuda militar.
"<…> Os americanos estão tomando medidas para que os curdos se sintam cercados, isolados e que concordem em negociar com o lado americano as questões que correspondem aos interesses de Washington", disse Erman Cete.
Ancara anunciou nesta quarta-feira que as forças turcas, apoiadas pela coligação liderada pelos EUA, começaram uma operação militar para limpara a cidade de fronteira de Jarablus dos militantes do Daesh.
A operação turca no norte da Síria é destinada a reprimir as ameaças representadas pelo Daesh e pelos militantes curdos, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.