Opinião: instalação do THAAD na Coreia do Sul abre 'Caixa de Pandora' na região

Nos siga no
Instalação do sistema de defesa antiaérea THAAD define a situação na região, influenciando as relações entre China e EUA e entre China e Coreia do Sul, comunicou na quinta-feira (25) representante do ministério da defesa da U Tsyan.

"Em outras palavras, a instalação do sistema THAAD pode ser comparada à abertura da 'caixa de Pandora' na região, não podendo menosprezar as consequências negativas caso o passo seja dado", disse U Tsyan.

Dois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido. - Sputnik Brasil
Coreia do Sul e EUA acordam instalação de sistema antimíssil THAAD
Segundo ele, a instalação do sistema THAAD é um problema estratégico que interfere nas negociações entre os países. 

"Tal passo violaria o balanço estratégico na região, influenciaria os interesses estratégicos da China, destruiria a confiança estratégica entre China e EUA e também entre China e Coreia do Sul", acrescentou U Tsyan. 

Na quarta (24), o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, tentou influenciar na opinião de Seul sobre a instalação do sistema THAAD em seu território.

O sistema THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) é projetado para intercepção de mísseis de pequeno e médio alcance. De acordo com o chefe do departamento de defesa sul-coreano, o raio de ação dos interceptores THAAD não excede os duzentos quilômetros. Presume-se que o sistema seja instalado em território sul-coreano até o final de 2017.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала