Kerry acusa Irã de armar os houthis e anuncia nova inicativa de paz para o Iêmen

© AFP 2023 / BRENDAN SMIALOWSKIJohn Kerry em agosto de 2015
John Kerry em agosto de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, defendeu nesta quinta-feira (25), em visita à Arábia Saudita, o fim da guerra no Iêmen e anunciou uma nova iniciativa de paz "aprovada" pelos países do Golfo e pela Grã-Bretanha.

"Chegamos a um acordo sobre uma nova abordagem para as negociações (entre o governo do Iêmen e os rebeldes houthis) a fim de alcançar uma solução global" para o conflito que já custou mais de 6.600 mortes, disse Kerry durante uma entrevista coletiva com o chefe da diplomacia saudita, Adel al-Jubeir, em Jeddah.

Rebeldes Houthis armados no Iêmen - Sputnik Brasil
ONU vai investigar crimes no Iêmen
Desde março de 2015, Riad lidera uma coalizão militar árabe para parar o avanço dos rebeldes xiitas no Iêmen. Os houthis, aliados aos partidários do ex-presidente deposto Ali Abdullah Saleh, estenderam seu controle sobre o país depois de terem conquistado a capital Sanaa e feito o presidente Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi fugir para a Arábia Saudita.

Na ausência de qualquer progresso nas conversações de paz, o enviado da ONU para o Iêmen havia anunciado em 6 de agosto a suspensão das negociações durante um mês. Os combates, em seguida, tomaram novas proporções.

Na entrevista coletiva de hoje, Kerry também acusou o Irã de enviar mísseis e outros armamentos sofisticados aos rebeldes xiitas do Iêmen, o que ele afirma ser uma ameaça não só para a Arábia Saudita e a região, mas também para os Estados Unidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала