Poroshenko acusa Putin de querer dominar toda a Ucrânia

© AP Photo / Mindaugas KulbisPresidente ucraniano Pyotr Poroshenko
Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko - Sputnik Brasil
Nos siga no
No dia do aniversário de 25 anos da independência da Ucrânia, após o colapso da União Soviética, o presidente ucraniano Pyotr Poroshenko declarou em entrevista à CNN que, na sua opinião, Vladimir Putin quer ver a Ucrânia como parte do “império russo”.

“Rússia não precisa de Donetsk ou Luygansk – eles precisam do meu país [Ucrânia] como parte do império russo” – declarou Poroshenko.

Nas suas palavras, o único objetivo das autoridades russas é de transformar o mundo num lugar “menos estável e seguro”.

Poroshenko disse ainda que luta pela “liberdade, democracia, soberania e integridade territorial na Ucrânia acontece há 25 anos, desde a sua independência”, e que os EUA, “no papel de líder mundial, devem lutar ao nosso lado pela estabilidade global”.

Tropas de Berkut, foto de arquivo - Sputnik Brasil
Poroshenko acha 'extremamente difícil' recuperar Crimeia e Donbass
O presidente ucraniano acusou novamente Moscou de interferir no conflito no sudeste da Ucrânia, dizendo que nos últimos tempo 80% de todos os ataques em Donbass são realizados pela Rússia e por exércitos das repúblicas autoproclamadas, consideradas por Kiev como organizações terroristas.

Kiev e Ocidente acusam a Rússia de apoiar os independentistas e de interferir nos assuntos internos da Ucrânia. Kremlin, no entanto, garante não ter qualquer envolvimento na crise interna ucraniana e estar totalmente interessado numa resolução pacífica do conflito no país vizinho.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала