Segundo informações da Agência Central de Notícias de Taiwan (CNA), Tsai Ing-wen comunicou a sua mensagem na região de Pingtung onde se realizam os exercícios Han Guang. Segundo a líder de Taiwan, ela emitiu uma ordem para o Ministério da Defesa elaborar uma nova estratégia que se destinará a determinar o rumo de desenvolvimento das forças armadas da ilha e mudar sua cultura. Tsai Ing-wen disse que a estratégia será elaborada através de discussões, consultas aos círculos militares e por toda a comunidade.
A chefe de Taiwan acrescentou que as forças armadas devem ser inovadoras e contribuir para a reestruturação.
Na segunda-feira (22), em Taiwan se iniciaram os exercícios Han Guang que durarão até 26 de agosto. Estes exercícios são anuais e se realizam desde 1984. No início de junho, Tsai Ing-wen se encontrou com o senador norte-americano John McCain e apelou aos EUA para continuarem vendendo armas defensivas a Taiwan.
A China se manifestou repetidamente contra esses fornecimentos de armas à ilha. Na opinião da China, Taiwan é parte da China e os fornecimentos de armas norte-americanas são uma intervenção nos assuntos internos do país que impedem a regularização entre a China e Taiwan e prejudicam as relações sino-americanas.