"A inspeção súbita não pode ameaçar ninguém. Eu gostaria de enfatizar que esta prática é conhecida da OTAN. Para o nosso país, com seu tamanho, é uma das melhores maneiras de garantir a prontidão das tropas", disse Aleksandr Grushko a agência RIA Novisti.
Quanto a algumas declarações de que os treinamentos da Rússia supostamente demonstram suas aspirações bélicas, o representante russo disse: "Eu não reagiria a todas as declarações da OTAN em relação a nossa prática de inspeções súbitas. Pelo menos porque essa prática é bem conhecida, ela é completamente transparente para eles".
"Todos os eventos militares na Rússia estão sendo realizados conforme todas as obrigações internacionais, incluindo a prática de inspeções súbitas. Isto está previsto pelo documento de Viena sobre as medidas de confiança", destacou ele.
A inspeção surpresa à prontidão imediata das Forças Armadas russas foi iniciada na quinta-feira (25) e abrange os distritos militares do sul, do oeste e distrito militar central da Rússia, bem como a Frota do Norte, Força Aeroespacial e Tropas Paraquedistas. Os treinamentos durarão até 31 de agosto.