General americano: EUA seguem atrás da Rússia na exploração do Ártico

© Sputnik / Valery Melnikov / Acessar o banco de imagensO quebra-gelo nuclear "Yamal" durante as pesquisas no Mar de Kara, que fizeram parte da maior expedição mundial ao Ártico, em 2015,
O quebra-gelo nuclear Yamal durante as pesquisas no Mar de Kara, que fizeram parte da maior expedição mundial ao Ártico, em 2015, - Sputnik Brasil
Nos siga no
EUA seguem atrás da Rússia no que diz respeito à exploração no Ártico, sendo este o próximo alvo da concorrência global, considera general americano Paul Selva. A edição do portal Business Insider discute sobre o assunto.

O descongelamento permite a abertura de novas rotas e possibilita o acesso aos 22% das reservas de petróleo e gás mundiais, ainda não exploradas. A presença dos EUA nesta região permanece insignificante, enquanto a Rússia vem utilizando intensivamente novas possibilidades.

"Nós [EUA] não contamos com meios que possibilitem nossa participação lá e temos que prestar mais atenção a isso", declarou Selva.

Na publicação do Business Insider, destaca-se que hoje em dia a Rússia conta com mais de 20 quebra-gelos, enquanto EUA dispõem apenas de dois.

Zona ártica russa - Sputnik Brasil
Rússia construirá usina nuclear no Ártico
"Isso significa que precisamos de um, dois, quatro ou doze quebra-gelos… deixo essa pergunta para especialistas. Mas do ponto de vista estratégico, realizar a observação, perceber e dirigir os métodos de alterações no Ártico entra no quadro dos nossos interesses, bem como nos interesses de países que têm limites comum com Ártico, inclusive a Rússia. Não tenho certeza se os quebra-gelos podem resolver o problema, mas provavelmente façam parte da resolução deste problema", disse Selva.

Ao mesmo tempo, de acordo com a matéria, nada mudou ultimamente nesta vertente. No ano passado, o comandante da segurança costeira dos EUA, Paul Zukunft, ressaltou que "nós [EUA] não fazemos parte da mesma liga que a Rússia. Até porque não estamos nem participando do jogo".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала