Mídia descobre qual é nova abordagem japonesa sobre ilhas Curilas

© Sputnik / Alexander Liskin / Acessar o banco de imagensIlhas Curilas
Ilhas Curilas - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades japonesas estão prontas a assegurar o direito dos russos de viver nas ilhas Curilas, reclamadas por Tóquio, informou o jornal japonês Mainichi.

Guarda costeira japonesa usa canhões de agua na disputa territorial de Senkaku - Sputnik Brasil
Disputas territoriais podem frear cooperação entre Rússia, China e Japão?
Em maio, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe anunciou a "nova abordagem" relativamente à disputa territorial. Entretanto, até o último momento não estava claro o conteúdo da nova posição japonesa.

O Japão insiste nos seus direitos sobre quatro ilhas – Kunashir, Shikotan, Iturup e Habomai. Ao mesmo tempo, Tóquio assegura o respeito dos direitos dos residentes locais. Tal posição das autoridades japonesas deve contribuir para concretizar as negociações sobre o prazo e condições de entrega.

Ilhas Curilas - Sputnik Brasil
Japão está pronto para cooperar com Rússia, apesar da disputa pelas Ilhas Curilas
Espera-se que esta proposta seja discutida na cúpula bilateral em Vladivostok na sexta-feira (2), bem como nas negociações entre os vice-ministros das Relações Exteriores, que se realizam de dois em dois meses.

Tóquio considera que, caso o assunto das ilhas Curilas seja resolvido, a Rússia, por seu turno, deve reconhecer o direito dos japoneses que viviam ali até 1945. Segundo o Mainichi, no governo japonês há, no entanto, quem considere que reconhecer o direito dos russos de viverem nas ilhas pode ser interpretado como o reconhecimento de fato das ilhas como território russo, o que contradiz a posição oficial de Tóquio.

O presidente da Rússia Vladimir Putin e o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe durante o encontro bilateral na residência do presidente russo em Sochi, Rússia, 6 de maio de 2016 - Sputnik Brasil
Especialista: será difícil imaginar Rússia cedendo perante Japão
A publicação não informa sobre a reação russa a esta posição.

Entretanto, o secretário-geral do governo japonês, Yoshihide Suga, desmentiu estas informações, dizendo que já teve conhecimento delas mas que não correspondem à realidade.

A disputa territorial entre a Rússia e o Japão está ligada à reivindicação do Japão da soberania sobre as Ilhas Curilas de Iturup, Shikotan e Khabomai. O Japão considera estas ilhas como suas, baseando-se no Tratado de Comércio e Fronteiras de 1855. Após a Segunda Guerra Mundial, Tóquio não chegou a assinar um tratado de Paz com Moscou precisamente por causa destas ilhas.

A Rússia afirma que estes territórios passaram a fazer parte da antiga União Soviética após a Segunda Guerra e que, sendo assim, a soberania russa sobre as ilhas não pode ser questionada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала