Durante o lançamento do guia, o Secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Rodrigues destacou a importância de conscientizar o setor em como se comportar em relação ao turista com deficiência, para que ele possa transitar melhor durante seu passeio turístico.
"A intenção do Ministério é auxiliar e valorizar pessoas com deficiência, no sentido de dar a elas condições de transitar e ter sua atividade turística da melhor maneira possível."
A Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça, Rosinha da Adefal ressaltou as mudanças na inclusão dos deficientes, que os Jogos Paralímpicos vão deixar como legado no país.
"É o legado da mudança cultural, de promover esse respeito. Abre-se através da Paralimpíada a discussão de todos os outros assuntos, acessibilidade ao turismo e ao transporte."
O Ministério do Turismo produziu 35 mil exemplares do guia, que já está sendo distribuído a prestadores de serviço turístico de todo Brasil, com maior foco no Rio de Janeiro de forma a auxiliar os profissionais que estão atendendo os turistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Outros guias também estão em fase de produção pelo Ministério do Turismo, um direcionado ao atendimento de pessoas idosas e outro voltado ao público LGBT.