Chancelaria russa: Frente al-Nusra continua recebendo ajuda através da fronteira turca

© AFP 2023 / OZAN KOSESoldados turcos perto da fronteira sírio-turca, Sanliurfa, Turquia
Soldados turcos perto da fronteira sírio-turca, Sanliurfa, Turquia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A oposição síria e os militantes de Frente al-Nusra (organização terrorista proibida na Rússia) continuam recebendo ajuda através da fronteira sírio-turca, disse à RIA Novosti o diretor do Departamento de Desafios e Ameaças Atuais do MRE russo, Ilia Rogachev.

Militantes curdos e árabes apoiados pelos EUA avançam em Manbij, no norte da Síria, 23 de junho de 2016 - Sputnik Brasil
Fogo amigo: intensos confrontos na fronteira turco-síria põem EUA em perigo
Segundo ele, o adiamento, por parte dos americanos, do processo de demarcação dos militantes da al-Nusra da oposição moderada só beneficia os radicais. "Tal como mostram diversas ocorrências, esta situação favorece a organização (a Frente al-Nusra), que está manobrando ativamente, filiando outros grupos de oposição, criando novos blocos, etc."

"Por outro lado, podemos ver que a oposição em geral e a Frente al-Nusra em particular continuam a receber abastecimentos através da fronteira sírio-turca. Sem dúvida, o tempo está passando e isso está favorecendo a al-Nusra. Estes e outro elementos provocam um clima complexo nas relações com os americanos", disse o diplomata.

Em julho de 2016, a organização terrorista Frente al-Nusra mudou de nome para Frente Fatah al-Sham e rompeu a ligação com a Al-Qaeda. Anteriormente, esta organização foi um ramo da Al-Qaeda na Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала