Nos últimos anos a cooperação estreita entre os dois países tem aumentado ativamente. O ministro da Defesa da China assegurou que seu país está pronto para elevar a cooperação militar entre os dois países para um novo nível, o que foi apoiado pelo lado saudita.
A Arábia Saudita representa agora a área principal para o fortalecimento das posições da China no Oriente Médio, considera o analista militar Viktor Baranets:
"Com o desenvolvimento das relações técnico-militares entre a China e Arábia Saudita, podemos falar do surgimento de um novo eixo Pequim–Riad que tem uma capacidade séria para influenciar a geopolítica global. O exército da Arábia Saudita está sendo reforçado pela China e isso é preocupante para os Estados Unidos. Eles não saúdam o fortalecimento das relações da Arábia Saudita com os seus adversários geopolíticos. China está começando a penetrar cada vez mais no território da influência norte-americana", disse o especialista.
O professor da Academia Diplomática do China Su Hao expressou sua opinião sobre o interesse da China no desenvolvimento de relações militares com a Arábia Saudita.
Ele opina que a cooperação pode ajudar na luta contra o terrorismo, bem como ajudar economicamente ambos os países – por causa da queda de preços do petróleo a Arábia Saudita agora espera receber uma série de proveitos econômicos.