Segundo o ministro para o Desenvolvimento do Extremo Oriente Russo, Aleksandr Galushka, que se pronunciou na véspera do Fórum Econômico do Oriente, a chegada do primeiro-ministro japonês e da presidenta sul-coreana vai influir muito sobre os negócios no Extremo Oriente.
"Para nós é muito importante que a delegação japonesa, chefiada pelo primeiro-ministro Shinzo Abe participará do II Fórum Econômico do Oriente, tal como a delegação da Coreia do Sul liderada pela presidenta Park Geun-hye. A posição da Rússia é a disposição para a cooperação. Esperamos que no âmbito do Fórum as relações entre a Rússia e Japão recebam um novo impulso."
Aleksandr Galushka frisou que a criação do cargo de ministro para o Desenvolvimento das Ligações Econômicas com a Rússia é avaliada na Rússia como um desejo do governo japonês de intensificar os negócios bilaterais.
Ao mesmo tempo, segundo Galushka, a Rússia criou condições ideais para atrair investimentos: uma infraestrutura preparada, procedimentos administrativos facilitados, privilégios tributários, ajuda no financiamento dos projetos, concessão de recursos laborais e assistência à exportação da produção.