"No aeroporto das Forças Armadas da Ucrânia, em Lutsk, os aviões de combate Su-25 estão participando de treinamentos de voo relacionados ao alcance de altitude máxima e mínima e a liberdade de busca pelo alvo em caso condições de visão nula", Marochko informou aos repórteres, referindo-se a inteligência.
Segundo ele, na região de Carcóvia, militares das Forças Armadas da Ucrânia estão reformando um abandonado aeródromo que poderá vir a "receber aviões de transporte da OTAN com tropas transferidas de países vizinhos". As autoridades de Lugansk acreditam que Kiev ainda está considerando uma opção de resolver o conflito em Donbass utilizando força bruta militar.
"Por sua vez, nós, assim como antes, respeitamos os acordos e seguimos melhorando as técnicas de combate, para proteger, se necessário, a República contra qualquer agressão", disse Marochko.
O governo da Ucrânia em abril de 2014 lançou uma operação militar contra as autoproclamadas Repúblicas de Lugansk e Donetsk, que declararam a independência depois de um golpe de Estado na Ucrânia, em fevereiro de 2014. Segundo dados da ONU, mais de 9,5 mil pessoas foram vítimas do conflito.