Obama tem recepção fria no G20 (VÍDEO)

© AFP 2023 / POOL / AFPO presidente dos EUA Barack Obama faz caretas enquanto fala com a chanceler alemã, Angela Merkel (não ilustrada), durante a cerimônia de abertura da Cúpula do G20, Hangzhou em 04 de setembro de 2016.
O presidente dos EUA Barack Obama faz caretas enquanto fala com a chanceler alemã, Angela Merkel (não ilustrada), durante a cerimônia de abertura da Cúpula do G20, Hangzhou em 04 de setembro de 2016. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Se o presidente norte-americano Barack Obama esperava finalizar sua última visita à Ásia como «alto comandante» da região, ele falhou. A recepção que lhe foi feita mostrou-o.

As tensões entre a Casa Branca e os organizadores da cúpula foram visíveis desde os primeiros minutos da chegada do Air Force One a Hangzhou, relata o portal do CBS News.

Primeiro, não havia escadas para Obama sair do avião e descer no tapete vermelho. O presidente usou uma saída alternativa na cauda do avião.

Sandy Phan-Gillis, empresária norte-americana de ascendência chinesa, presa em março de 2015 na China, foi acusada de espionagem em 30 de agosto, 2016 - Sputnik Brasil
O caso de espionagem que pode agravar ainda mais relações entre China e EUA
Além disso, irrompeu uma briga entre uma assessora presidencial e um funcionário chinês, que proibiu aos jornalistas que viajam com Obama de ficar perto dele. 

Quando a funcionária da Casa Branca insistiu que os EUA iam definir as regras para seu próprio líder, o seu homôlogo chinês disparou de volta:

"Este é o nosso país! Este é o nosso aeroporto!", gritou.

Um funcionário chinês tentou até separar a conselheira de segurança nacional de Obama, Susan Rice, do seu chefe.

"Eles fizeram coisas que não estavam previstas", disse ela.

A China ainda não fez comentários oficiais sobre o assunto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала