"Novotroitskoe em seis quilómetros da linha de contato – foi revelada a localização de quatro morteiros de 120 milímetros. Granitnoe em metade de quilómetro da linha de contato – foi registrado o abastecimento de unidades na zona de responsabilidade de 30ª brigada especial motorizada de munições e combustíveis. Novognatovka em sete quilómetros da linha de contato – foi localizado um armazém com munições dentro do povoado", disse Basurin a jornalistas durante briefing na segunda-feira (5).
Em 1 de setembro em Donbass entrou em vigor mais um regime de cessar-fogo. Ele foi aprovado pelas partes durante a reunião do grupo de contato em Minsk em 26 de agosto. O cessar-fogo foi cogitado para coincidir com o início do ano letivo.
Porém, na segunda-feira (5) Basurin disse a jornalistas que durante os últimos 24 horas as Forças Armadas da Ucrânia violaram a trégua por quase 50 vezes e retomaram o uso de armas de grande calibro durante o bombardeamento contra o território da autoproclamada República Popular de Donetsk.