"Por causa da crise econômica, o clima de investimento na Rússia não é muito agradável. Por isso, não se deve esperar que a criação do novo posto de Ministro das Relações Econômicas com a Rússia vá melhorar significativamente o investimento japonês na Rússia – isso é uma ilusão. Este caso não é o primeiro. Os japoneses usam frequentemente a questão das relações bilaterais para tentar convencer a Rússia: se a disputa territorial for resolvida, as relações econômicas também vão melhorar. Isto foi dito por mais de uma vez."
"O Japão e a China têm as relações muito mais tensas do que as russo-japonesas, mas a China ocupa 26% do mercado de produtos de alta precisão. <…> Quando o clima de investimento melhorar, as empresas japonesas vão investir sem a resolução de disputas territoriais."
Por isso, segundo o especialista, é incorreto ligar a política a e economia, a assinatura do acordo de paz não é um objetivo primordial para os nossos países. Esta questão territorial sem importância não impede a cooperação econômica e os projetos conjuntos da Rússia e do Japão.