A declaração, feita a portas fechadas do Conselho de Segurança, indica que o teste nuclear de Pyongyang viola cinco resoluções desta organização e o regime de não proliferação de armas nucleares.
"Continua havendo uma ameaça evidente para a paz e a segurança global", diz o documento.
Por sua vez, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon disse em uma entrevista para Associated Press que os efeitos da aplicação de uma arma nuclear pela Coreia do Norte podem ser mais graves do que o resultado da crise na Síria e outros conflitos militares.
Segundo ele, a comunidade internacional fala principalmente da resolução de conflitos, tais como na Síria e no Sudão do Sul, em que morrem pessoas. Embora se com Coreia do Norte acontecer algo imprevisível, "as consequências serão muito mais sérias do que as dos conflitos na Síria e em outros lugares".
A Coreia do Norte realizou nesta sexta-feira seu quinto teste nuclear desde 2006 e o segundo desde janeiro. Com uma potência estimada entre 10 e 30 quilotoneladas, este último ensaio pode se tornar o mais importante jamais realizado pelos militares norte-coreanos.