O robô Vikhr (tufão em português) tem um nome oficial: sistema robótico de reconhecimento e combate com base no veículo de combate de infantaria BMP-3.
O coronel Sergei Popov, chefe do Centro de Tecnologia Robótica russo, diz que agora o Vikhr é o mais pesado (14,7 toneladas) robô de combate russo com poder de fogo e capacidade de manobra significativa. "Dois meses atrás, passámos os primeiros testes, o robô fazia fogo. Esta veículo é completamente novo", relata Sergei Popov.
O sistema robótico é projetado para melhorar as capacidades de combate das unidades de tropas terrestres, reduzir as baixas do pessoal na linha de contato, proteger importantes instalações militares e governamentais e cumprir tarefas especiais. Ele está armado com um canhão automático de 30 mm 2A72, uma metralhadora coaxial de 7,62 mm, um sistema de mísseis antitanque Kornet-M, que pode ser usado em movimento contra alvos terrestres e aéreos, e quatro veículos aéreos não tripulados. A tripulação de combate inclui um comandante e um operador.