4 navios chineses entram nas águas territoriais do Japão

© AP Photo / XinhuaUma das ilhas pequenas no mar da China Oriental conhecido como Senkaku no Japão e Diaoyu na China (foto de arquivo)
Uma das ilhas pequenas no mar da China Oriental conhecido como Senkaku no Japão e Diaoyu na China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Quatro navios de patrulha da guarda costeira da China entraram no domingo em águas territoriais do Japão na área das ilhas disputadas de Senkaku (nome chinês Diaoyu), informa o serviço de segurança marítima do Japão.

Na manhã do domingo, quatro navios chineses foram detectados nas águas do Japão na área das ilhas disputadas de Senkaku. Apesar das exigências para abandonar a área, os navios chineses permaneceram em águas territoriais do Japão cerca de uma hora e meia. Atualmente, eles estão na área adjacente. O serviço de segurança marítima japonês está controlando a situação.

A última vez que navios chineses foram detectados nas águas territoriais japonesas foi em 21 de agosto.

Navio chinês participa em exercícios militares navais com a Rússia - Sputnik Brasil
Mar do Sul da China : Pequim adverte Japão e EUA para não ultrapassarem 'linha vermelha'
As ilhas de Senkaku (Diaoyu) são motivo de disputa territorial entre a China e o Japão. O Japão declara que ocupa a ilha desde 1895, Pequim afirma que mapas japoneses de 1783 e 1785 marcam as ilhas como território chinês.

Depois da Segunda Guerra Mundial, as ilhas eram controladas pelos EUA e foram transferidas para o Japão em 1972. Taiwan e China continental defendem que o Japão ocupa ilegalmente as ilhas. O Japão considera que a China e Taiwan começaram reivindicando o território, na década de 1970, depois de se tornar claro que as ilhas eram ricas em recursos fósseis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала