Se o assunto está relacionado a autores de denuncia de informações secretas, Edward Snowden é a primeira personalidade que nos vem a cabeça, mas antes dele outro funcionário da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, em inglês) revelou dados sobre espionagens realizadas pelo seu governo.
Ele também foi um dos fundadores do projeto avançado Thin Thread – sistema de vigilância a partir de registros telefônicos, que garante a privacidade das pessoas vigiadas.
Binney assegura que seu sistema é capaz de detectar ataques terroristas antes de eles acorrem e ao mesmo tempo respeitar o direito à privacidade dos civis.
Entretanto este projeto foi cancelando três semanas antes do ataque terrorista de 11 de setembro. Depois, quando NSA lançou outro programa de vigilância, Bill Binney decidiu realizar uma denuncia.
#WorldinFocus interview with #NSA whistleblower and @AGAmovie protagonist Bill Binney at @SputnikNewsUK studios pic.twitter.com/kfKzyOSp8A
— Sputnik UK (@SputnikNewsUK) 15 сентября 2016 г.
Segundo ele, além da influência do dinheiro, os EUA sofrem grande influência de grupos organizados que dificultam o bom funcionamento de sistemas que buscam garantir a segurança do país contra ataques.
"Eles queriam o dinheiro, eles queriam viver deste dinheiro. Os funcionários da administração, os funcionários da NSA naquela época, e do Departamento de Justiça e do FBI e da CIA — eles todos [apoiaram outro projeto] porque isso podia trazer um grande fluxo de dinheiro para eles fazerem o que quiser – para recolherem informações em massa, para espionarem todos. Essa foi a razão do cancelamento do nosso projeto."
O diretor do filme "A Good American", Fritz Moser, também condenou esse estratégia dos serviços de segurança dos EUA numa entrevista à Sputnik Internacional. Ele disse que a recolha de dados em massa é a uma decisão contraprodutiva, pois uma enorme quantidade de dados atrapalha a procura de fatos necessários. O diretor espera que seu filme influencie a situação atual, forçando o governo a rever sua posição.
No entanto, de acordo com o denunciante Bill Binney, independentemente da opinião pública, os governos dos EUA e de países Europeus não intencionam mudar a sua política na área de vigilância, não tornarão a vigilância mais eficaz, sendo assim, civis continuarão insatisfeitos e atentados continuarão sendo praticados.