Segundo os autores do relatório, Snowden mentiu quando afirmou que não passou a instrução militar inicial por causa de uma lesão nas pernas, embora se tratasse de simples dor de pernas.
Além disso, no relatório, Snowden é acusado de falsificar as suas notas de desempenho profissional e de roubar as respostas de testes realizados pelo empregador.
"Afirmam que ‘falsifiquei notas de avaliação de desempenho profissional? É uma declaração surpreendente tendo em conta que informei que o sistema de avaliação anual de desempenho dos funcionários da Agência de Inteligência Central (CIA) era vulnerável a ataques de hackers", escreveu Snowden na sua página no Twitter.
The claim I "doctored performance evaluations?" This one is amazing: I reported an XSS (hacking) vulnerability in CIA annual review system.
— Edward Snowden (@Snowden) 15 сентября 2016 г.
"Com dor de pernas as pessoas não andam de muletas", escreveu Snowden no Twitter.
Army held me for weeks in a special unit for convalescence before separation. I left on crutches. They don't do that for "shin splints."
— Edward Snowden (@Snowden) 15 сентября 2016 г.
Vale lembrar que em 2013 Snowden passou para os jornais The Washington Post e The Guardian um leque de documentos secretos sobre programas de vigilância dos serviços secretos dos EUA e do Reino Unido através da Internet. Partiu para Hong Kong e depois viajou para Moscou, onde passou algum tempo no aeroporto.
A Rússia concedeu a Snowden asilo temporário sob a condição de parar as suas atividades contra os EUA. Em 1 de agosto de 2014 obteve autorização de residência na Rússia por três anos.