O representante da missão diplomática dos EUA na ONU explicou que a revelação de detalhes pode afetar as medidas de segurança durante a entrega da ajuda humanitária à Síria. De acordo com o lado americano, Washington espera por negociações de alto nível a realizar na próxima semana em Nova York.
O chanceler russo Sergei Lavrov e o secretário de Estado dos EUA John Kerry adotaram um pacote de acordos de cinco documentos durante o encontro realizado em 9 de setembro em Genebra. As partes acordaram coordenar a luta contra o terrorismo, reforçar a ajuda humanitária, reforçar o armistício temporário e criar condições para um processo de paz.
Contudo, a Rússia sublinhou a necessidade de fixar o acordo alcançado através de uma resolução da ONU. Lavrov apelou também a Kerry para que todo o pacote de acordos fosse revelado.
O novo plano para a Síria entrou em vigor em 12 de setembro. Três dias depois, a parte norte-americana afirmou que o regime, especialmente a entrega de ajuda humanitária, não está sendo totalmente realizado.
Por que razão a cooperação russo-americana pode parar?
Segundo os acordos atingidos por Lavrov e Kerry, a trégua deve durar 48 horas, e depois mais 5 dias, de maneira a verificar quais os grupos que aderem ao cessar-fogo. Em seguida, o trabalho deve prosseguir no Centro Executivo comum. Militares russos e norte-americanos terão que coordenar os ataques contra os agrupamentos terroristas proibidos na Rússia e em outros países.