Paranoia? Suécia fala sobre ameaça 'secreta' por parte da Rússia

© flickr.com / Christopher NeugebauerBandeira da Suécia
Bandeira da Suécia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na Suécia se fala sobre a ameaça crescente por parte da Rússia, mas a informação sobre este tema é secreta, comunica jornal sueco Dagens nyheter citando fontes dos serviços secretos.

Na semana passada surgiu a informação de que os militares da Suécia vão regressar para a ilha da Gotlândia, no mar Báltico, após vários anos de ausência. A instalação dos militares vai ser efetuada um pouco mais cedo do que foi planejado (em 2017 em vez de 2018).

Panorama da ilha sueca de Gotlândia - Sputnik Brasil
Suécia recomendada a aderir à OTAN para não deixar à Rússia 'alugar' Gotlândia
O ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist, comentando esta decisão na semana passada, acrescentou que não existe ameaça de ataque contra o país. 

"O caráter e a questão da ameaça estão classificados como secretos e têm grande importância para a segurança nacional. Isto significa que a informação sobre o assunto não pode ser divulgada. O grau da classificação pode ser levantado só segundo a decisão do governo. As fontes no gabinete de ministros comunicaram ao Dagens nyheter que ameaça por parte da Rússia cresceu, mas o assunto da ameaça está mantido em sigilo", comunica o jornal. 

O ministro da Defesa não comentou a informação do jornal.

​A última base militar na Gotlândia foi fechada em 2005. Segundo as decisões tomadas foi planejado que os militares vão regressar para a ilha até o janeiro de 2018.

​Mas segundo a informação que surgiu no dia 14 de setembro as autoridades militares acelerou a realização do processo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала