A delegação brasileira ao evento conta com mais de 20 participantes e no dia da abertura a Sputnik Brasil conseguiu ter uma conversa com Guilherme Calheiros, o diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, o parque tecnológico localizado na cidade pernambucana do Recife. O projeto já tem 15 anos e conta com o trabalho de mais de 1.500 pessoas.
Mesmo com o trabalho do parque em diferentes projetos do tipo de desenvolvimento de software para mais de trezentos clientes, segundo o entrevistado, a prioridade atualmente está dedicada ao desenvolvimento da cidade e melhoramento de vários aspetos da vida nela: inclusive transporte, controle de poluição e tudo o mais para aumentar a qualidade de vida.
Foi impossível não perguntar sobre o futuro das altas tecnologias inovadoras em condições de crises, política e econômica, que o Brasil atravessa, bem como sobre o financiamento. Mas o especialista assegurou que com qualquer governo a necessidade e importância do desenvolvimento da ciência e tecnologia permanece, e o financiamento não tem razões para ser diminuído.
"As mudanças políticas… elas sempre ocorrem, a cada dois anos o Brasil tem eleições mudando o Governo Federal. <…> O Porto Digital é um projeto suprapartidário", destacou.
A IASP 2016 está sendo realizada entre os dias 19 e 22 de setembro em três diferentes localizações – o Centro do Comércio Internacional, a Universidade Estatal de Moscou e o centro de inovação Skolkovo.