Durante a cerimônia de abertura que teve lugar na terça-feira (20), o presidente do Fundo Skolkovo Viktor Vekselberg destacou que "hoje como nunca é importante sentir que a Rússia faz parte da comunidade internacional de inovações e da economia global de inovações".
Provavelmente tenha sido por isso que o governo de Moscou, o Fundo de Apoio às Inovações, o Skolkovo, o parque tecnológico Strogino e o parque de ciências da MGU decidiram organizar o evento pela primeira vez.
O programa do evento não só prevê a exposição das inovações para os delegados e sessões de discussão, mas também um vasto programa de lazer e turismo — as delegações aproveitam de visitas a parques tecnológicos.
O destaque do segundo dia do programa de negócios da conferência foi o painel intitulado "Talento global". O painel contou com a participação de Eduardo Giugliani, o professor apresentou a missão do Tecnopuc, parque tecnológico e instituto de pesquisa científica, que é atingir um impacto social.
No mesmo painel, o presidente executivo do parque tecnológico universitário Tecnocinos, Luis Felipe Maldaner, explicou em mais detalhe que atualmente o ativo principal das empresas é o talento. O alto funcionário destacou a importância de estimular estudantes da universidade para se tornarem empresários e também sublinhou a importância de se tornarem mais "internacionais", quer dizer – pronto para colaborar com o mundo por via de estudar línguas.
Realizada pela primeira vez na Rússia, a IASP 2016 reúne delegações de 70 países, inclusive Brasil, China, Finlândia, EUA e muitos outros.