Antes, a organização Templo Satânico mudou-se para criar um clube satânico depois da escola — um programa que, nas palavras do grupo, vai "focar em estudo livre e racionalismo, na base científica que sabemos e, em que sabemos sobre o mundo em volta de nós".
Duncan Fobes, um advogado designado para representar o Distrito Escolar de Mount Vernon, disse na quarta-feira que a Escola Primária Centennial, que foi escolhida por satanistas em Oregon para realizar um clube pós-escolar, as autoridades da escola devem deixar passar estes aulas depois de escola, caso contrário enfrentarão um julgamento que eles vão perder.
"Eu acho que se o Distrito Escolar negue o aplicativo, vocês enfrentarão processos judiciais que vão distrair de sua missão", disse Duncan Fobes às autoridades da escola numa reunião. "E estes processos acabarão por ser perdidos".
"Este é infeccioso e será propagado", opina Mike Cheek, que tem netos no distrito. "Eu sei que, se há algo lidado com Satã, é uma coisa escura e má."
A notícia correu na comunidade de Mount Vernon, e vários opinam que as aulas em grupos não prejudicam as crianças. Vários julgam que o clube nunca será aberto porque os autores da ideia apenas queriam atrair a atenção do público.
Na opinião de Duncan Fobes, o Conselho da Escola deve permitir realizar o programa de Templo Satânico, até que ela use o discurso de ódio, incite à violência, ou inclua pornografia.