"Segundo a minha opinião, a Coreia do Norte é o país mais perigoso do mundo. Ela tem armas nucleares, já realizou cinco testes nucleares. O país está desenvolvendo estas armas para as lançar por meio de mísseis balísticos, possuindo um líder jovem que não tem experiência. Ele já executou muitas pessoas, incluindo seus orientadores e parentes", disse Stavridis.
Stavridis acrescentou também que a Coreia do Norte esteve ligada ao ataque cibernético contra a Sony Pictures, que causou um dano de 300 milhões de dólares. Segundo ele, a China deve exercer influência sobre a Coreia do Norte, utilizando medidas econômicas para congelar seus programas nucleares.
Stavridis: ‘The Most Dangerous Country in the World, Without Question, Is North Korea’ https://t.co/1nR9N69K0m pic.twitter.com/DqW3X4D1Dq
— Alexandra Datig (@alexdatig) 10 сентября 2016 г.
"As tecnologias nucleares da Coreia do Norte estão se desenvolvendo a ritmos acelerados. O alcance do míssil balístico Nodon é de 1,3 mil quilômetros, numa distância de 1 mil quilômetros, a sua precisão atinge 1 quilômetro. Anteriormente este parâmetro era de 4 quilômetros. A Coreia do Norte desenvolveu a tecnologia de reentrada de foguetes na atmosfera. A tecnologia de orientação é quase impecável, segundo os lançamentos realizados em agosto e setembro. O teste nuclear realizado no dia 9 de setembro mostrou que a escala de testes nucleares foi aumentada. Em agosto se tornou claro que o desenvolvimento das tecnologias de lançamento de mísseis balísticos a partir de submarinos está quase completado. O mundo menosprezou o nível de desenvolvimento das suas tecnologias nucleares e já é tarde para tomar medidas concretas. A Coreia do Norte vai acelerar a produção industrial de ogivas nucleares e a produção de submarinos nucleares. É evidente que o objetivo de tudo isso consiste em alcançar a normalização das negociações com os EUA e a unificação na península Coreana, encabeçada pela Coreia do Norte", sublinhou o analista.
A Coreia do Norte comunicou no dia 9 de setembro a realização bem-sucedida dos mais recentes testes nucleares, acrescentando que dispõe agora de ogivas nucleares para seus mísseis. Entretanto, Pyongyang comunicou que, no geral, o desenvolvimento das armas nucleares está completado e que o país agora tem tecnologias para fabricar qualquer tipo de armas nucleares necessárias.