Jihadistas do Daesh estão sem petróleo no Iraque, diz ministério

© REUTERS / Stringer/File PhotoMilitantes do Daesh em Mossul, Iraque (junho de 2014)
Militantes do Daesh em Mossul, Iraque (junho de 2014) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os militantes do Daesh (autodenominado Estado Islâmico) já não controlam mais nenhum poço de petróleo no Iraque, depois de terem sido expulsos na semana passada de uma área perto da cidade de Kirkuk pelas forças do governo, segundo disse hoje (28) o Ministério do Petróleo iraquiano.

Caça russo Su-34 em missão na Síria - Sputnik Brasil
Su-34 russo ataca refinaria de petróleo controlada pelo Daesh na Síria
Mais especificamente, o grupo terrorista sunita foi expulso de Shirqat na quinta-feira (23) pelas forças iraquianas apoiadas pelos EUA. 

No mês passado, o Daesh também perdeu o controle sobre o campo de petróleo de al-Qayyara, ao sul de Mossul, enquanto as forças do governo avançavam para o norte em uma ofensiva para retomar a maior cidade ainda sob controle dos jihadistas. 

Privados da renda do petróleo, o Daesh terá que encontrar outros meios de financiamento, tais como o aumento dos tributos e multas nas áreas que ainda estão sob seu controle, segundo disse Muthana Jbara, um oficial de segurança da província citado pela Reutres. 

As forças iraquianas ainda precisam de recuperar o campo petrolífero de Najma, perto de al-Qayyara, mas os poços da região não estão mais acessíveis para o Daesh, devido à ofensiva em curso do governo e aos ataques aéreos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала