"No período que passou entre estes dois momentos da retórica grandiloquente, os EUA participaram de 9 conflitos […]. Ora, o recorde estabelecido pelo exército mais poderoso na história dos EUA é o seguinte: 0 vitórias, 2 derrotas, sete 'empates' ", acrescenta o ator do artigo Nick Ters.
Ele cita os dados publicados no relatório de Comando de Operações Especiais (SOCOM), que analisou a informação sobre os conflitos em que os EUA participaram durante os últimos 100 anos.
"Mostrámos que não conseguimos alcançar objetivos políticos de modo persuasivo e com meios disponíveis. Isto é um fato estabelecido", acredita Basevich.
O Iraque é um dos exemplos disso. Os EUA colocaram o objetivo de defender os cidadãos norte-americanos, liquidar as armas da destruição em massa e libertar o povo iraquiano.
Na realidade, as armas da destruição em massa não foram liquidadas porque nunca existiram, a "libertação do povo iraquiano" causou um enorme número de mortes entre civis e os cidadãos norte-americanos se sentem agora mais indefesos perante a ameaça do terrorismo.