"Toda esta história está, infelizmente, marcada por grande quantidade de especulações, a informação não é profissional, não é qualificada. Ela está acompanhada por ocultação de grande quantidade da informação, dos dados de radares", disse Peskov aos jornalistas.
"Há vários pontos de vista dos analistas, mas também há fatos que não podem ser questionados. Sem dúvida que é importante tirar conclusões tomando em consideração a última informação que foi publicada pelos nossos militares — os dados iniciais dos radares que tinham registrado todas os aeronaves e objetos que poderiam decolar ou sobrevoar o território, controlado nessa altura pelos rebeldes", acrescentou Peskov.
O grupo internacional que está investigando o incidente com Boeing da Malásia em Donbass em 2014 chegou à conclusão que o sistema antiaéreo Buk, do qual foi lançado o míssil que abateu o avião veio para a Ucrânia a partir da Rússia.
JIT: Flight MH17 was shot down by a BUK missile from a farmland near Pervomaiskyi https://t.co/pPBoGwfSSL
— JIT MH17 (@JITMH17) 28 сентября 2016 г.
MH17 plane shot down by a missile from ground; weapon brought in from Russian Federation, investigators say. https://t.co/X8rNNyRNo1
— euronews (@euronews) 28 сентября 2016 г.
No dia 26 de setembro, os representantes do Ministério da Defesa e da Força Aeroespacial da Rússia comunicaram que o radar russo não encontrou nenhuns objetos que poderão ter causado a queda do avião.
Journalists shown 'scorched earth' at launch site. Sat images before & after plane shot down #MH17 pic.twitter.com/TqgQwPYwlo
— anna holligan (@annaholligan) 28 сентября 2016 г.
Pouco tempo antes disso foi comunicado que a parte russa tinha apresentado à comissão de investigadores a informação técnica sobre os mísseis do sistema Buk.
#MH17
— Malinka (@Malinka1102) 28 сентября 2016 г.
No answer 2 important Qs
No radar data, no results of soil tests, BUK fragments, no exact type of weapon. Just social media "evidence"
Em 13 de outubro de 2015, os Países Baixos publicaram os resultados de sua investigação do acidente. O relatório informou que a queda do avião foi causada pela explosão de uma ogiva do tipo 9H314M no lado esquerdo do avião. Este tipo de ogivas é usado nos sistemas Buk.
O avião da Malaysia Airlines, que realizava o voo MH17 de Amsterdã a Kuala Lumpur, foi abatido em 17 de julho de 2014 na região de Donbass, no sudeste da Ucrânia. Todas as 298 pessoas a bordo da aeronave morreram no incidente.