A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova declarou que o canal televisivo RT se tornou o concorrente direto da televisão ocidental.
"Com todos seus recursos informativos, a empresa televisiva RT se tornou em muitos países em um concorrente direto dos seus análogos ocidentais. Que reação isso provoca? Provoca relatórios, informações falsas, etc.", notou a diplomata no ar do canal televisivo russo TV Tsentr.
Ela destacou também que, como qualquer outro, "o canal não é 100% imparcial", mas graças a ele existe uma opinião diferente daquela que é apresentada por recursos como a BBC, CNN e FOX.
Como um exemplo da influência sobre o Parlamento Europeu, o documento destaca o fato que em 2014 parlamentares europeus de vários partidos eurocéticos participaram como observadores durante a realização do referendo na Crimeia em que foi decidido o futuro da península. Na altura, a favor da reunificação com a Rússia votaram mais de 95% dos habitantes da península.