EUA suspendem canais bilaterais com a Rússia na República Árabe da Síria

© Sputnik / viperagpBandeiras dos EUA e da Rússia
Bandeiras dos EUA e da Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Departamento de Estado norte-americano anunciou o rompimento das relações com a Rússia no que diz respeito às conversas sobre o cessar-fogo na Síria.

Segundo Washington, não há mais possibilidades de manter a cooperação com Moscou para acabar com a crise na República Árabe porque os russos não cumpriram sua parte no acordo firmado para esse fim. 

"Os Estados Unidos estão suspendendo sua participação nos canais bilaterais com a Rússia que foram estabelecidos para a cessação das hostilidades (na Síria)", disse o porta-voz da diplomacia americana, John Kirby. "Essa não foi uma decisão tomada de maneira leviana". 

Encontro de Kerry e Lavrov com o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em Genebra - Sputnik Brasil
Rússia e EUA anunciam planos para acabar com a violência na Síria
Como consequência dessa decisão, os EUA irão retirar da Síria os especialistas enviados para monitorar a trégua no país. 

Em 9 de setembro, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, anunciaram um novo plano para acabar ou pelo menos suspender o conflito no país do Oriente Médio. No entanto, o novo regime de cessar-fogo foi rapidamente violado por grupos radicais locais, levando a uma intensificação dos confrontos entre os rebeldes e as forças do governo sírio, que anunciou então o fim da sua participação no acordo.

Apesar das inúmeras trocas de acusações entre todas as partes envolvidas, Lavrov defendeu, até esta segunda-feira, a importância de se trabalhar para manter o acordo e a cooperação com os EUA, agora, oficialmente, rompida. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала