Em entrevista exclusiva para a Sputnik, dona Nyette disse que fez questão de comparecer às urnas, mesmo com a necessidade do auxílio de um andador, para garantir a entrada do candidato escolhido.
"Meu voto era importante. De voto em voto, ele se elege. Se eu não votar no meu candidato, é um voto que ele perde."
Apesar dos 99 anos, mas cheia de lucidez, a aposentada ainda falou sobre a importância da conquista dos voto pelas mulheres. "Antigamente, eles não davam valor à mulher, agora eles estão dando. É muito importante a mulher votar."
Esbanjando vitalidade e sabedoria, Nyette também fez questão de deixar um recado para os outros idosos, que não devem pensar que por terem chegado a uma idade avançada, que a vida já acabou e não devem exercer mais o direito ao voto.
"Tem muitos que não fazem questão de votar, mas nós temos todos os documentos para poder fazer algo. Eles deviam votar sim. Acham que é porque a pessoa tem idade, fica encostada? não. Eu tenho idade e tomo conta de tudo. Vou ao banco, faço pagamentos, faço tudo sozinha."
A eleição em Curitiba ainda não acabou. Haverá segundo turno para definir quem será o novo Prefeito da cidade, se Rafael Greca (PMN) ou Ney Leprevost (PSD) e dona Nyette confirmou para a Sputnik, que mais uma vez estará presente nas urnas para exercer a cidadania e dar o seu voto.