O leite importado aumenta de popularidade na China porque as pessoas desconfiam dos produtores locais, que estiveram envolvidos num escândalo em 2008 quando se revelou que mais de 20 empresas acrescentaram melamina aos seus produtos, o que levou à morte de 6 crianças e cerca de 300 mil pessoas ficaram doentes.
"Entre 2010 e 2013 o volume de vendas de leite importado cresceu de 15 para 195 mil toneladas, conforme informou a associação de produtores de lacticínios chinesa", comunicou o Euromonitor no ano passado.
Segundo o relatório mais recente do jornal China Daily, mais de 271 toneladas de sorvete russo no valor de $ 863 mil foram importadas pela China nos primeiros oito meses de 2016.
"O sorvete russo é caraterizado por seus ingredientes e um sabor incrível", disse ao jornal Wang Xianzhe, funcionário da Manzhouli Ange Import & Export Company, o maior importador de sorvete russo para a China.
Pale notou também que entre outros produtos alimentícios exportados para a China estão a carne e o peixe, bem como chocolate, óleo de girassol, cerveja e mel.
"A grande demanda por estes produtos pode ser explicada pelo fato de que contêm ingredientes mais naturais que os mesmos produtos feitos na China", disse a analista.