Sistemas russos S-300 vão ajudar a 'reduzir riscos psicológicos' na Síria

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensSistemas de mísseis de longo alcance S-300V e S-300VM da Rússia
Sistemas de mísseis de longo alcance S-300V e S-300VM da Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia posicionou um dos sistemas de mísseis mais avançados S-300VM Antey-2500 na Síria para reforçar a segurança da sua Força Aeroespacial.

Mas além da sua principal tarefa defensiva, o referido sistema ajudará a tranquilizar a situação na Síria, informou o jornalista Yevgeny Krutikov ao jornal russo Vzglyad.

Segundo ele, "a presença do S-300VM em Tartus limita as capacidades da Força Aérea norte-americana em termos psicológicos".

S-300 durante um ensaio de treinamento. - Sputnik Brasil
Rússia confirma o envio do sistema de defesa S-300 à Síria
Ao mesmo tempo Krutikov indicou que Washington tem sérios receios de sofrer quaisquer baixas, especialmente no que se refere ao seu material bélico que usa alta tecnologia. Mesmo se os EUA correrem um risco mínimo de perder um avião, a decisão final será de não enviá-lo em missão.

"Embora os americanos entendam que os sistemas de mísseis russos e sistemas antiaéreos não são dirigidos contra a aviação ocidental, eles vão limitar suas ações aéreas por precaução. Provavelmente o mesmo poderá se referir aos drones instalados na base aérea de Incirlik na Turquia", conta o jornalista.

Sistema de mísseis S-300 da Rússia - Sputnik Brasil
Sistemas de mísseis S-300 russos apresentados no desfile militar em Teerã
De acordo com Krutikov, o uso do sistema S-300VM em Tartus foi um "passo ponderado e justificado" da Rússia, tendo em vista que "a segurança das bases militares russas é uma prioridade".

Os sistemas S-300V4 (SA-23 Gladiator segundo o código da OTAN), que é uma versão modernizada dos S-300VM, foram fabricados pela empresa estatal russa Almaz-Antey e se destinam a monitorar e interceptar mísseis balísticos de curto e médio alcance, mísseis de cruzeiro, aeronaves de asa fixa, além de desempenhar várias outras tarefas. O sistema possui um alcance de 400 quilômetros, podendo atacar até 24 aviões ou 16 mísseis balísticos em várias combinações.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала